mototaxistas são impedimento ao transporte público?

Com 202 mil habitantes, Arapiraca ainda é uma cidade sem um sistema de transporte público. É comum observar seus moradores cruzando a cidade a pé. Também é comum ver milhares de motocicletas transportando cidadãos. Incomum é ver cidadãos em pontos-de-ônibus esperando o coletivo para se deslocar pela cidade.

Por incompetência dos antigos prefeitos e vereadores, a cidade foi crescendo e demandando por transporte. Mas pouco se fez para desenhar um sistema. Há apenas um circuito rural-urbano com ônibus precários. Como o poder público foi incapaz de tal tarefa na área urbana, a iniciativa privada, dos motoqueiros, estabeleceu um espaço de trabalho junto a um sistema informal de transporte público. Hoje se vê tanto mototaxis que não parece haver espaço para ônibus no transporte público.

Ao deixar os mototaxistas se estabelecerem, a prefeitura perdeu a chance de fazer valer o seu papel de organizador do sistema. Agora a cidade é refém de um sistema precário. E será difícil, senão impossível, um desenho público de transporte coletivo: as empresas de ônibus reclamam que é dificil concorrer com tantos mototaxistas e os mototaxistas reclamam que ajudam a cidade onde a prefeitura foi incapaz de se estabelecer.

Extinguir a categoria dos mototaxis em Arapiraca é tarefa inútil e inviável. Há de se encontrar uma forma de convivência com os mototaxistas, sob a tutela de um desenho mais amplo, onde a cidade não dispensa um sistema coletivo de transportes – leia-se ônibus. A prefeitura tem o dever imperioso de abrir a agenda e o diálogo sobre essa questão. 

Será preciso enxugar o número de concessões de mototaxis e desenhar um espaço para a circulação de coletivos. Arapiraca precisa avançar. E isto pode ser possível em um diálogo entre sindicato dos mototaxistas, empresas de ônibus e prefeitura. A cidade está pronta e a espera. O povo quer saber.

mototaxistas são impedimento ao transporte público? mototaxistas são impedimento ao transporte público? Reviewed by davy sales on sexta-feira, maio 29, 2009 Rating: 5

2 comentários:

Osvaldam disse...

COMPANHEIROS ESSA LUTA TAMBEM E NOSSA PERGUNTE AO PODER PUBLICO SE NOS MOTOTAXI NAO ESISTISSE COMO IA SER A RECEITA DA CIDADE

BH TRANSPORTES disse...

NOSSA ESSE BUZU É DOIDO D++ EU GOSTEI

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.