campanhas de vereadores e prefeitos terão que se reinventar


Os partidos e os candidatos terão que encontrar novas formas de chamar doadores para suas campanhas. Nesta eleição terão que literalmente bancar suas campanhas sem contribuições das empresas, que agora estão proibidas de doar segundo o Supremo Tribunal Federal. 

O caminho inevitável para todos os candidatos e candidatas será o de mudar a cultura empresa-candidato para eleitor-candidato. Terão de conseguir dinheiro de pessoas físicas, prática nova entre nós, embora nos dê um sinal de que as eleições podem ser estabelecidas dentro de uma cultura menos afetada por dinheiro de empresas. 

Nas últimas eleições, de cada R$100 arrecadados, R$70 vieram das doações empresariais. A questão em aberto agora é a reinvenção da participação popular nas campanhas, participação agora traduzida em apoio com doação de pessoa física. O desafio é enorme, e ninguém sabe ainda como o quadro das candidaturas serão afetadas sem as empresas e num contexto difícil de insatisfação popular com a política. 

Há o fundo partidário e haverá as doações de pessoas comuns. Essa campanha oferecerá bons sinais do prestígio de cada candidatura em acolher doações voluntárias de dinheiro para viabilizar a campanha. Dá para perceber que o modelo parece melhorar as condições de disputa (não serão empresas que elegerão os candidatos, agora é a vez do povo doar o dinheiro que suou para ganhar para apoiar o melhor sonho de cidade). 

Nem tudo está certo e acabado: há a preocupação de que empresas usem pessoas como laranja para fazer doações. Estamos a te observar Arapiraca, e desejamos sorte nessa jornada.

Calendário eleitoral - Eleições 2016 http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/calendario-eleitoral

campanhas de vereadores e prefeitos terão que se reinventar campanhas de vereadores e prefeitos terão que se reinventar Reviewed by davy sales on terça-feira, agosto 16, 2016 Rating: 5

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